Fazer simulação requer mais do que exatos conhecimentos de como usar um
produto de simulação. Um estudo de simulação é, por sua natureza, um projeto maior.
Como qualquer projeto, há tarefas para serem completadas e recursos que são exigidos
para completá-las. Para um projeto de simulação ser bem sucedido, este tem que ser
planejado com um entendimento das exigências de cada uma das tarefas envolvidas.
Falhas são resultados de atos precipitados dentro de um estudo de simulação, atos
realizados sem primeiro considerar os passos envolvidos e sem desenvolver um plano
para o procedimento de realização do estudo.
A modelagem de simulação requer boa habilidade analítica, estatística, de
comunicação em organização e em engenharia. O modelador deve entender do sistema
analisado e ser hábil parar escolher através do complexo relacionamento de causa e
efeito o que determinará a execução do sistema. Os fundamentos básicos em estatística
são necessários para, apropriadamente, se projetar experimentos e, corretamente,
analisar e interpretar dados de entrada e saída. Quando em comunicação com os
requisitantes, durante um estudo de simulação, é também vital assegurar que o modelo
proposto seja utilizado e que todos entendam os objetivos, suposições e resultados do
estudo.
2. Procedimento Geral
Uma decisão para fazer simulação, usualmente, resulta da percepção de que a
simulação pode ajudar a resolver um ou mais problemas, associados com o projeto de
um novo sistema, ou a modificação de um sistema existente. Antes do lançamento de
um projeto de simulação, um ou mais indivíduos internos deverão ser designados para o
estudo, os quais deverão possuir ao menos um conhecimento básico sobre o sistema a
ser estudado e sobre os resultados esperados. Informações básicas suficiente deverão ser
obtidas acerca da natureza do problema para determinar se a simulação é uma solução
adequada. Se a simulação está sendo conduzida por indivíduos da própria empresa, estes
Simulação
1.4
Laboratório de Simulação e Controle de Sistemas Discretos
NUMA / USP-São Carlos
deverão possuir conhecimentos básicos sobre as operações envolvidas no estudo. Para
estranhos ou aqueles não familiarizados com as operações, deverá ser providenciado
uma descrição mínima do sistema e uma avaliação das atividades chaves do sistema.
Uma vez que uma aplicação ou projeto tenha sido identificado como candidato
a ser estudado através da simulação, decisões deverão ser tomadas acerca de como
conduzir os estudos. Não há normas oficiais sobre como executar um estudo de
simulação, contudo os seguintes passos são geralmente recomendados como pauta
(Shannon, 1975, Gordon, 1978 e Law, 1991):
Planejamento do estudo;
Definição do sistema;
Construção do modelo;
Execução dos experimentos;
Analise das saídas;
Execução dos relatórios & resultados.
Cada passo não necessita ser completado inteiramente antes de se partir para o
próximo. O procedimento para se fazer uma simulação é interativo, no qual as
atividades são refinadas e algumas vezes redefinidas com cada iteração. Descrevendo
estes processos iterativos, Pritsker e Pegden (1979) observaram:
Os estágios de simulação são raramente executados em uma seqüência
estruturada, começando com a definição do problema e terminando com a
documentação. Um projeto de simulação pode envolver falsas partidas, suposições
errôneas as quais devem, mais tarde, ser abandonadas, reformulações dos objetivos do
problema, repetidas avaliações e reprojeto do modelo. Se apropriadamente feito, este
projeto iterativo resultaria em um modelo de simulação o qual utiliza alternativas e
realça as decisões tomadas no andamento do processo.