20 maio 2009

Apostila sobre linhas de trasmissão e cabos coxiais

,

DESCRIÇÃO

Os cabos coaxiais Heliax são comercializados em uma ampla variedade de modelos, dimensões e composições. Um destes cabos será ideal para a aplicação desejada, seja em comunicação Celular, PCS/PCN, Radiodifusão, Microondas, Rádio Móveis especializados, para fins militares ou quaisquer outras exigências em matéria de cabos coaxiais.

CARACTERÍSTICAS

Os condutores externos dos cabos coaxiais Heliax utilizam materiais como tiras de cobre sólidas, soldadas longitudinalmente e corrugadas, já os condutores internos, utilizam materiais como alumínio sólido revestidos de cobre, tubos de cobre liso ou tubos de cobre corrugados, dependendo da dimensão do cabo. Podem ter o dielétrico a ar ou espuma de polietileno e possuem uma capa de polietileno rígido.

Apostila

Apostila Atuadores

,

Atuadores

 

São dispositivos de saída do SC, que alteram a grandeza controlada.

 

·      Motores:

 

Nos sistemas de controle de posição e velocidade, nos robôs e máquinas industriais, impressoras, plotters, toca-discos CD, videocassetes e unidades de disco de computadores são usados motores, em geral junto a engrenagens ou correias, como Atuadores. Na maior parte, são motores de indução ou CC comum ou sem escovas, estes sendo preferidos em baixa potência pela facilidade de controle.

 

·      Eletroimã:

 

Em aplicações como o transporte de peças de ferro ou níquel, em guindastes, ou garras de robôs e travas magnéticas, são empregados eletroimãs, apesar do alto consumo de energia.

 

·      Freio Magnético:

 

Um tipo de eletroimã que paralisa o movimento rotativo de um motor. Há 2 tipos: aqueles cuja trava é feita por molas, liberadas por ação do eletroimã, que fica normalmente ligado durante o giro, e o tipo acionado diretamente na frenagem, normalmente desligado.

 

É comum em sistemas com reversão de sentido de rotação, reduzindo o golpe mecânico e o pico de corrente na reversão.

 

·      Fechadura Magnética:

 

Em sistemas de segurança, cofres e porteiros eletrônicos se utiliza uma fechadura cuja trava é liberada através de um eletroimã, com um breve pulso. Em certos casos o fechamento não é manual, mas através de outro eletroimã.

 

·      Válvula Solenóide:

 

Empregado em controle de fluxo de líquidos, em indústrias. Consiste de um ou mais caminhos que são interceptados por pistões, acoplados a eletroimãs, que liberam ou não o fluxo. O tipo normalmente aberto, NA, tem o fluxo interrompido quando o eletroimã é acionado, no tipo normalmente fechado os pistões são pressionados por molas, que são liberadas pelo eletroimã, abrindo a válvula.

 

Existem válvulas solenóides comutadoras, que atuam como chaves que direcionam o fluxo para uma das várias saídas, cujo eletroimã foi acionado.

  

·      Calefatores:

 

Em certas aplicações como estufas, fornos industriais e fornos elétricos residenciais, são usados calefatores ("resistências"). São geralmente feitos com ligas, como níquelcromo, ou tungstênio, se a temperatura for muito alta, recobertos por material isolante, bom condutor de calor.

 

·       Lâmpadas:

 

Os sistemas de iluminação automática de emergência e relés fotoelétricos de iluminação pública usam lâmpadas incandescentes, fluorescentes, de vapor de mercúrio ou mistas como Atuadores.

 

Apostila sobre aterramento

,

1 - Generalidades

 

 As características e a eficácia dos aterramentos devem satisfazer às prescrições de

segurança das pessoas e funcionais da instalação.

 O valor da resistência de aterramento deve satisfazer às condições de proteção e de

 funcionamento da instalação elétrica.

 

2 - Ligações à terra

 

-  Aterramento

 

 Qualquer que seja sua finalidade (proteção ou funcional) o aterramento deve

ser único em cada local da instalação.

 

Apostila

Apostila SDH

,

A SDH, Hierarquia Digital Síncrona, é um novo sistema de transmissão digital de alta velocidade,

cujo objetivo básico é construir um padrão internacional unificado, diferentemente do contexto PDH,

que possui três diferentes padrões (Americano, Europeu e Japonês).

 

Um sistema unificado propicia maior capacidade e eficiência na gerência das redes, bem como uma

considerável redução de preços. O processo de multipelexação, por ser mais flexível, torna muito

mais simples essa etapa, em relação ao PDH, que necessita de simetria de equipamentos em todos

os pontos da rede. Um sinal SDH pode ser inserido dentro de uma taxa maior, sem passar por estágios

intermediários.

 

Apostila

 

Apostila Semicondutores

,

O material básico utilizado na construção de dispositivos eletrônicos semicondutores,

não é um bom condutor, nem um bom isolante. Compare no quadro abaixo vários materiais

classificados quanto à condutividade.

 

A resistência elétrica de um material, mantido a uma certa temperatura e determinada pela

segunda lei de ohm:

 

R=r . l / A

 

onde,  R- resistência elétrica, medida em ohms [W]

 l - comprimento do material em metros [m]

A - área do material em metros ao quadrado [m2]

r - resistividade do material [W . m2] / [m].

 

Apostila

Apostila Sensores

,

São dispositivos que mudam seu comportamento sob a ação de uma grandeza física, podendo fornecer diretamente ou indiretamente um sinal que indica esta grandeza. Quando operam diretamente, convertendo uma forma de energia neutra, são chamados transdutores. Os de operação indireta alteram suas propriedades, como a resistência, a  capacitância ou a indutância, sob ação de uma grandeza, de forma mais ou menos proporcional.

O  sinal  de um  sensor  pode ser usado para detectar e corrigir desvios em sistemas de controle, e nos instrumentos de medição, que freqüentemente estão associados aos SC de malha aberta (não automáticos), orientando o usuário.

 

Características

 

·      Linearidade: É o grau de proporcionalidade entre o sinal gerado e a grandeza física. Quanto maior, mais fiel é a resposta do sensor ao estímulo. Os sensores mais usados são os mais lineares, conferindo mais precisão ao SC. Os sensores não lineares são usados em faixas limitadas, em que os desvios são aceitáveis, ou com adaptadores especiais, que corrigem o sinal.

·      Faixa de atuação: É o intervalo de valores da grandeza em que pode ser usado o sensor, sem  destruição ou  imprecisão.

 

1.   Sensores de Temperatura

 

O controle de temperatura é necessário em processos industriais ou comerciais, como a refrigeração de alimentos e compostos químicos, fornos de fusão (produção de metais e ligas, destilação fracionada (produção de bebidas e derivados de petróleo), usinas nucleares e aquecedores e refrigeradores domésticos (fornos elétricos e microondas, freezers e geladeiras).

 

Download

 

 

O Pregador Copyright © 2011 | Template design by O Pregador | Powered by Blogger Templates