21 maio 2009

Apostilas Fibras Ópticas

,

            Onda é a manifestação de um fenômeno físico no qual uma fonte perturbadora fornece energia a um sistema e essa energia desloca-se através de pontos desse sistema. Observemos a propagação de um impulso numa corda para melhor entendermos esse conceito.

Cabe ressaltar que não é a onda que se movimenta mas a energia fornecida pela mão (fonte perturbadora). Existem três tipos de ondas quanto à direção de propagação:

·      Unidimensionais

·      Bidimensionais

·      Tridimensionais

            Cabe ressaltar também que dependendo do meio sob o qual a energia propaga-se, temos uma velocidade de propagação correspondente. Ondas harmônicas são tipos de ondas cuja fonte perturbadora executa um movimento uniforme. O comprimento de onda é o período espacial correspondente ao período temporal T. Conhecendo-se a velocidade de propagação podemos caracterizar uma onda através da freqüência ou do comprimento de onda (v=l.f).

 

 

Apostilas

Apostila Eletromagnetismo

,

Noções de Eletromagnetismo

 

É o estudo dos campos magnéticos e suas interações com as correntes elétricas.

 

·     Campos magnéticos:

 

Os elétrons giram em torno do núcleo dos átomos, mas também em torno de   mesmos (translação), isto é semelhante ao que ocorre com os planetas e o sol. Há diversas camadas de elétrons, e em cada uma, os elétrons se distribuem em orbitais, regiões onde executam  a rotação, distribuídos aos pares.

 

Ao rodarem em torno de , os elétrons da camada mais externa produzem um campo magnético mínimo, mas dentro do orbital, o outro elétron do par gira também, em sentido oposto, cancelando este campo, na maioria dos materiais.

 

Porém nos materiais imantados (ferromagnéticos) há regiões, chamadas  domínios,  onde alguns dos pares de elétrons giram no mesmo sentido, e um  campo magnético resultante da soma de todos os pares e domínios é exercido em volta do material: são os imãs.

 

Apostila

Apostila Controladores

,

São os blocos que tomam as decisões nos SC, de acordo com a entrada e a realimentação (SC de malha fechada), enviando um comando ao atuador.

 

Ações de Controle:

 

A forma de controlar dos Atuadores se divide em:

 

·     Controle liga-desliga :

 

O controlador compara o sinal de entrada com a realimentação, e se a saída supera a entrada, desliga o atuador, se a realimentação for menor, liga o atuador.

 

Ex.: Nos fornos elétricos e geladeiras, o calefator ou compressor é controlado por um termostato, que é um controlador liga-desliga com par bimetálico (um dos metais se dilata mais que o outro, vergando-se e abrindo o contato). Ao se desligar, o ambiente faz a temperatura mudar algum tempo depois e o bimetálico retorna à posição, fechando o contato e ligando o atuador.

 

As vantagens deste controlador são a simplicidade e o baixo custo, as desvantagens são a contínua oscilação da saída entre os limites de atuação do controlador, histerese, não garantindo precisão e podendo desgastar controlador e atuador pelo excesso de partidas.

 

 

Apostila

 

 

 

Apostila contador de chamadas telefônicas

,

O circuito apresentado e um dispositivo muito útil para ser conectado em sua linha telefônica para contar e mostrar o numero de chamadas recebidas na sua ausência.

O circuito pode ser fabricado usando componentes de baixo custo e que pode ser facilmente encontrados. Usa um popular CI "contador decadico", um CI de timer e outros poucos componentes.

O circuito pode ser dividido em três seccoes: (a) detector de toque, (b) contador de chamadas, (c ) temporizador e controlador de atraso. O detector de toque detecta as os sinais da ligação. O temporizador é usado para controlar o atraso, que, por sua vez, controla o chaveamento dos sinais de toque para a seccao de detecao de toque. O contador de chamadas é usado para contar o numero de ligações efetuadas para você.

Para contar o numero de ligações (não o numero de toques), a função do contador é limitada somente ao primeiro pulso. Em outras palavras, o circuito só respondera ao primeiro toque e ignorara os próximos pulsos até a pessoa q esta efetuando a ligação ponha o fone no gancho.

Quando a chave de forca, S1, é ligada, o circuito é alimentado com os 9V da bateria e o indicador de reinicio [reset], LED1 acende. Se o LED1 não fize-lo imediatamente, aperte S2 ate ocorrer o acendimento. Agora, em modo de espera, o transistor T1 esta em corte. Mas o transistor T2 é mantido conduzindo pelo resistor R3. Como resultado o pino 14 do IC1eh mantido em potencial negativo.

Quando o telefone toca, uma voltagem AC de aprox. 75V surge nos terminais de entrada do circuito. Durante o semiciclo positivo do sinal de toque, D1 começa a conduzir e o transistor T1 entra em condução.

 

Apostila

 

Apsotila, como utilizar EWB

,

 

O que é o EWB (Electronics Workbench)

 

            O EWB é um simulador eletrônico, que permite construir e simular circuitos eletrônicos dentro da área analógica e digital, sendo de grande utilidade para os estudantes de eletrônica.

 

            Possui uma interface de fácil acesso e compreensão, substituindo com muitas vantagens as experiências em laboratórios convencionais, uma vez que, não existe o risco de danificar equipamentos destinados aos ensaios e medidas de circuitos ou componentes.

 

            Sua vasta biblioteca permite simular experiências em condições ideais e reais, pois os valores e parâmetros podem ser modificados de acordo com as necessidades do projeto.

 

            Existem versões deste programa para operar em ambiente DOS e WINDOWS, sendo que neste curso abordaremos a versão para WINDOWS, o EWB4.

 

            Para acessá-lo basta clicar no ícone correspondente.

 

Apostila

 

O Pregador Copyright © 2011 | Template design by O Pregador | Powered by Blogger Templates