Governo do Estado do Ceará - Secretaria da Cultura
Sistema Estadual de Bandas de Música – Apostila editada em Setembro/2008
MÚSICA: É a arte de combinar os sons simultânea e sucessivamente, com ordem,
equilíbrio e proporção, dentro do tempo.
• É a arte de manifestar os diversos afetos de nossa alma mediante o som.
As principais partes que constituem a MÚSICA são:
1) MELODIA – É a combinação dos SONS SUCESSIVOS (dados uns após outros). É
a concepção horizontal da Música.
2) HARMONIA – É a combinação dos SONS SIMULTÂNEOS (dados de uma só
vez). É a concepção vertical da Música.
3) CONTRAPONTO – É o conjunto de melodias dispostas em ordem simultânea. É a
concepção ao mesmo tempo horizontal e vertical da Música.
4) RÍTMO – É a combinação dos valores tempo.
Escreve-se a música sobre 5 linhas e 4 espaços horizontais paralelas e eqüidistantes.
A estas linhas e espaços dá-se o nome de PAUTA ou PENTAGRAMA.
Ex.:
Linhas e Espaços:
CLAVE é o sinal colocado no inicio da pauta, sobre determinada linha, para dar nome às
notas. As Claves são 3 (três):
CLAVE DE SOL Escrita na 2ª linha. Há algum tempo atrás, também era usada na 1ª
linha.
CLAVE DE FÁ É escrita na 3ª ou na 4ª linha.
CLAVE DE DÓ É escrita na 1ª, 2ª, 3ª ou 4ª linha.
Nome das notas nas linhas: Nome das notas nos espaços:
MI SOL SI RÉ FÁ FÁ LÁ DÓ MI
Também se pode colocar a FERMATA sobre uma PAUSA.
Neste caso a fermata passa a chamar-se SUSPENSÃO.
LINHA DE OITAVA
A linha de oitava (8ª........), quando colocada acima ou abaixo de uma nota ou de um grupo
de notas, indica que as mesmas devem ser executadas respectivamente uma oitava acima ou
abaixo.
ANDAMENTOS
É o movimento rápido ou lento de execução da música, guardando sempre a precisão dos
tempos do compasso.
Conforme a movimentação, mais ou menos rápida, consideram-se três tipos de andamentos:
LENTOS, MODERADOS E RÁPIDOS.
Os andamentos são indicados através de palavras, geralmente italianas.
AS PALAVRAS MAIS USADAS SÃO:
ANDAMENTOS LENTOS:
LARGO – O mais lento
LARGHETTO – Um pouco menos lento
LENTO – Lento
ADÁGIO – Um pouco mais movido que o precedente
ANDAMENTOS MODERADOS:
ANDANTE – Mais movido que o adágio
ANDANTINO – Pouco mais rápido que o anterior
MODERATO – Moderado
ALLEGRETTO – Mais rápido que o moderato.
ANDAMENTOS RÁPIDOS
ALLEGRO – Rápido
VIVACE – Ainda mais rápido
VIVO – Bastante movido
PRESTO – Muito rápido
PRESTÍSSIMO – O mais rápido de todos
METRÔNOMO
Tais palavras, porém, têm sentido vago, impreciso e não determinam em absoluto o
ANDAMENTO exato do trecho.
Para determinar com absoluta certeza a duração exata do tempo, os compositores e
executantes usam um aparelho denominado METRÔNOMO.
As oscilações geradas pelo METRÔNOMO devem ser contadas por minuto e são isócronas.
METRÔNOMO é um aparelho inventado pelo mecânico austríaco JOHANN NEPOMUK
MAEZAEL, em princípios do século XIX. Como MAEZEL era amigo de Beethoven, foi
ele o primeiro compositor a usar indicações metronômicas em suas composições.
Originalmente, o metrônomo funcionava com mecanismo de relógio a corda. Era colocado
dentro de uma caixa de madeira em forma de pirâmide e acionado por um pêndulo. A cada
batida do pêndulo se faz corresponder a 1 tempo do compasso.