19 maio 2009

Apostila Calculadora HP

,
Manual Calculadora HP

Introdução da apostila:

A idéia de um curso de programação em HP48 surgiu devido à falta de uma literatura específica para a calculadora, os manuais até então encontrados tratavam o assunto de maneira superficial e eram geralmente publicados em inglês.
Para o usuário é extremamente frustrante possuir uma ferramenta poderosa e não saber como usá-la. O curso, nesse sentido, é uma alternativa àqueles que pretendem solucionar os seus problemas de forma adequada. Inicialmente o curso englobava operação e programação básica, no entanto, a experiência não foi gratificante, pois havia degraus muito grandes entre os conhecimentos de cada aluno em relação à calculadora. Após um estudo sobre o conteúdo do curso, o mesmo foi separado em dois módulos: - Operação -Programação.
Estes por sua vez são independentes entre si, pois a estrutura da calculadora permite que isto seja feito.
Não há a pretensão de que todos se tornem bons programadores após terminarem o curso. Mas, deve ficar claro que os métodos e ferramentas, fornecidos durante o curso, serão suficientes para que cada um possa aprimorar suas noções de programação até tornar-se um bom programador.

Apostila de sistemas de controle.

,
Trecho:

Um Sistema de Controle é um conjunto de dispositivos que mantém uma ou mais grandezas físicas dentro de condições definidas na sua entrada.

Os dispositivos que o compõe podem ser elétricos, mecânicos, ópticos e até seres humanos.

Ex.: Um operador e um registro hidráulico compõe um sistema de controle de nível de uma caixa d/água, se este tiver orientação (entrada) e uma régua de medição de nível (sensor).

As grandezas físicas controladas são várias, mas as mais comuns são temperatura, pressão, vazão, nível de líquidos ou sólidos, velocidade, freqüência, posição linear ou angular, tensão, corrente e luminosidade.

Apostila

Apostila de Tecnologia ATM

,
Trecho:

ATM (Asynchronous Transfer Mode) tornou-se sem dúvida um “boom” em soluções para comunicação de dados. Sua primeira atração é a possibilidade de se poder trabalhar com eficiência em velocidades altíssimas, variando desde 50 Mbps até mais que 1 Gbps. Ainda mais, com a tecnologia ATM é possível aplicar comunicações tanto para tráfego LAN e WAN.
Com isto, consegue-se com esta tecnologia extender sua aplicação para todos os tipos de arquiteturas.
O conceito fundamental é que todos os tipos de dados (incluindo voz, dados, vídeo, fax e etc...) são colocados dentro de uma pequena célula de tamanho fixo de 53-bytes. Os primeiros 5-bytes da célula são chamados de cabeçalho (endereço, tipo de dados, e checagem de erros ) e os restantes 48-bytes da célula estão destinados ao transporte dos dados de usuários ( ex: pacotes, frames ou outro tipo de fluxo de informação ).

Apostila

Apostilas sobre tiristores

,
Trecho:

São os componentes básicos da Eletrônica Industrial, chaveando grandes cargas, como motores, eletroimãs, aquecedores, convertendo CA em CC, CC em CA e gerando pulsos de controle para outros tiristores.

Apostila

Apostila de tranca digital com 8 dígitos

,
Apostila de tranca digital com oito dígitos

Trecho:

Este aparelho pode ser usado em diversos fins, como: tranca para cofres, portas, alarme, ou qualquer outra finalidade. O projeto é simples e pose ser montado nas costas de um teclado telefônico que não esteja em uso. Sua alimentação deve ser de 5V, os botões podem ser qualquer um NA. Caso o leitor não queira os oito dígitos, basta ligar o pino correspondente do CI 7430, dos últimos dígitos, (os retirados ), em +vcc, e ligar os botões em paralelo ao B9. Pôr exemplo: para 6 dígitos, ligar B7 e B8 em paralelo ao B9, ligar os pinos 5 e 11 do CI 7430 ao +vcc. Não esqueça de retirar a etapa intermediária entre o botão e o CI 7430.

Download

Apostila de transformadores

,
TRecho:

Além das perdas no cobre dos enrolamentos (devidas à resistência), os transformadores e bobinas apresentam perdas magnéticas no núcleo.
Histerese: Os materiais ferromagnéticos são passíveis de magnetização, através do realinhamento dos domínios, o que ocorre ao se aplicar um campo (como o gerado por um indutor ou o primário do transformador). Este processo consome energia, e ao se aplicar um campo variável, o material tenta acompanhar este, sofrendo sucessivas imantações num sentido e noutro, se aquecendo. Ao se interromper o campo, o material geralmente mantém uma magnetização, chamada campo remanente.

Download

Apostila de trava com 3 dígitos

,
Apostila de trava com três dígitos
Trecho:
O presente circuito faz uso de multivibradores biestaveis para construir o código eletrônico de 3 dígitos. Este circuito pode ser adaptado para funcionar com qualquer dispositivo que deva ser protegido de acesso de pessoal não autorizado.
Um teclado com três pequenos contatos metálicos é usado na operação da tranca. Para liberar o acesso é preciso que a pessoa entre com o código tocando a ponta de prova nos respectivos metais/botões. Neste caso, o código usado é "9E7". Este código pode ser alterado mudando o posicionamento dos fios no teclado. É importante notar, que para o circuito, a ordem dos caracteres do codigo não faz diferença.

Apostila de Gerenciamento de redes

,
Trecho da apostila:
Há pouco tempo atrás, as operadoras de telecomunicações se preocupavam em aproveitar a máxima capacidade de transmissão dos sistemas existentes, se preocupando muito pouco com a qualidade do sistema e dos serviços prestados. Atualmente, este perfil vem mudando, ocorrendo o sacrifício da capacidade de transmissão de informações de usuário, em troca de uma capacidade transmissão de informações de gerência maior, para prover um serviço mais confiscável e seguro, de qualidade indiscutivelmente maior.

Download

Apostila de Eletrônica Digital

,
Faculdade de Ciência e Tecnologia Engenharia de Elétrica.
Disciplina: Eletrônica Digital
Professor: Vitor Leão Filardi
Download gratuito da apostila de eletrônica Digital.

A apostila contém:
  1. sistema de numeração
  2. Números reais
  3. Exercício de fixação

E muito mais.

apostila

 

O Pregador Copyright © 2011 | Template design by O Pregador | Powered by Blogger Templates