08 junho 2012

Análise Macroergonômica de Escritórios Informatizados

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 Este trabalho apresenta uma aplicação de Design Macroergonomic, um método para a estação de trabalho projecto proposto por    Fogliatto e GUIMARÃES (1999), na identificação de ergonómico relacionada demanda dos empregados de escritório informatizado. O artigo contém um estudo de caso da química brasileira indústria. Começamos com uma visão geral do método de projeto Macroergonomic. Em seguida, uma descrição do caso exemplo é fornecido, juntamente com o procedimento de recolha de dados. Por fim, apresentamos os dados estatísticos análise e os resultados obtidos. Discussão dos resultados e uma conclusão fechar o jornal.
Trabalhar com a intermediação do computador é um fenômeno característico dos últimos vinte anos do nosso século, tendo irrevogavelmente mudou a forma como o homem passou a viver e perceber o seu trabalho. A associação do computador comnovas práticas de gestão tem um grande potencial para aumentar a competitividade das actividades industriais e escritórios de operações. também a integração do computador à linha telefônica tem contribuído para a transformação da natureza do trabalho em empresas de todos os tamanhos em todos os setores da economia (Silvaet al., 1998). Ao trazer em um único local muitas funções que antes eram distribuídas, o trabalho permite uma maior concentração de computadorizado de trabalhadores nas suas tarefas, reduzindo as perdas, como compensação para um arquivo para recuperar ou armazenar informações. As novas tecnologias da informação oferecemgrandes benefícios econômicos para as empresas. segundo Smith e Carayon (1995), o computador permite uma redução dos custos de produção, melhorando a qualidadede produtos ou serviços e sistema de produção flexível, entre outras vantagensNo entanto, como são tarefas porte e estações de trabalho do computador, especialmente em escritórios trabalho resultou em constrangimentos psíquicos e físicos queao longo do tempolevaram a reclamações de usuários (Moraes et al., 1994). Como um númeroe mais pessoas estão gastando mais tempo no computador, o trabalho é cada vez mais sedentário, com a tendência de aumento problemas ergonômicos (Springer, 1993).DOWNLOAD

Bases projetuais para a manopla de joystick: baseadas na metodologia Gui Bonsiepe

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Sylviane Beck Ribeiro Fagundes
Universidade Federal de Santa Maria/ UFSM



Resumo: Neste artigo está sistematizada a etapa de geração de alternativas do projeto da manopla de
joystick. Esta etapa faz parte da metodologia sugerida por Gui Bonsiepe (1984). A metodologia foi
utilizada em um estudo feito pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da
Universidade Federal de Santa Maria - RS. Portanto, o artigo tem como objetivo descrever como
foram realizadas as fases e etapas da geração de alternativas do projeto da manopla de joystick que
será utilizada para acionar a grua do conjunto trator-descascador florestal. Concluiu-se o estudo, com a
sugestão de quatro modelos tridimensionais de manoplas de joysticks.
Palavras-chaves: bases, projetuais, manopla, joystick

Abstract:  In this article the stage of alternative generation of the joystick gauntlet project is
systematized. This stage is part of the methodology suggested by Gui Bonsiepe (1984). The
methodology was used in a study done by the Master's Degree Program in Production Engineering of
the Federal University of Santa Maria, RS. Hence, the article aims at describing how phases and
stages of alternative generation of the joystick gauntlet program were carried out. This joystick
gauntlet will be used to activate the crane of the forest tractor-peeler set. The study was concluded by
suggesting four three-dimensional models of joystick gauntlets.
Key words: project bases, gauntlet, joystick.

1. Introdução
As máquinas e equipamentos que realizam atividades florestais parciais tendem a ser cada vez
mais sofisticados, de tal forma que pode-se dizer que a colheita da madeira no Brasil se tornará
totalmente mecanizada em poucos anos. A mecanização reduz a ocupação da mão-de-obra e poderá
causar desemprego, mas por outro lado, espera-se que crie melhores condições de trabalho comparada
com as atuais.
Um dos componentes das máquinas utilizadas na colheita florestal que tiveram uma grande
evolução nos últimos anos foram as alavancas de comando, que passaram de simples alavancas para
equipamentos altamente sofisticados como os joysticks
1
. Os próprios joysticks a todo o momento estão
sofrendo modificações. As partes dos joysticks que tiveram uma maior evolução foram as manoplas. E
apesar de toda esta evolução, estão surgindo cada vez mais estudos sobre os possíveis problemas
enfrentados pelos operadores dos joysticks, entre eles os estudos feitos por ATTEMBRANT (1997),
GRESTEN e SJOGREN (1996), MEDEIROS &FAGUNDES (1997) entre outros, onde os principais
problemas são relatados e atribuídos aos constantes, repetitivos e limitados tipos de movimentos
executados pelos operadores.

A Method for Sensory Data Collection and Analysis in Product Development

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Flávio Sanson Fogliatto
UFRGS
Suzan L. Albin
Ana Maria dos Santos Silva
RUTGERS USA

Abstract:  The quality of several industrial products can only be fully measured through sensory
evaluation of some of its properties. That is particularly true in the food and pharmaceutical industry,
where product development technicians are often faced with the task of collecting and processing data
from sensory evaluation panels. In this paper we propose a new method for sensory data collection and
analysis. Our method presents two important features that may appeal to the product development
practitioner: (i) reliable sensory panel data may be elicited from untrained panelists, and (ii) a
consistency index which objectively measures how well panelists perform sensory evaluations is
determined for each panel member. The method we propose is applied in a case study from the food
industry.

Keywords: Indirect pairwise comparison method, sensory evaluation, product development.

1. Introduction
Sensory evaluation methods offer an organized way to collect information on sensory aspects of samples as
perceived by the human senses. These methods are applied in product development and reformulation, on-line
and off-line quality control, and for marketing purposes (monitoring competition, for example).
Samples evaluated in sensory panels correspond to different outcomes of an experiment, i.e., different
formulations of a product, manufacturing setups, and so forth. Ideally, sensory evaluation results should allow
the analyst to relate the factors varied when preparing samples to their corresponding sensory impact. In other
words, results are transformed into mathematical models used to predict sensory outcomes according to the
combination of factors chosen when preparing samples. Such models may only be determined when sensory
evaluation of samples yields quantitative data, one or more measurement per sample.
In this paper, we propose Indirect Pairwise Comparison (IPC) method for sensory data collection and
analysis. Our method is based on a family of psychophysical scaling methods introduced in the 50's
(STEVENS, 1957), and usually denoted by magnitude estimation (ME). Originally, ME was used to
determine mathematical relationships between physical intensities of an attribute and corresponding
subjective intensities, as perceived by panelists. Although mostly applied in psychophysical studies, ME is
also reportedly efficient when used in the sensory evaluation of products (see, LEIGHT &
WARREN, 1988).
We use the central idea of ME in the IPC method: measuring the intensity of an attribute as perceived from
different samples using ratios (i.e., describing the intensity of pairs of samples using a ratio of intensities). We
also incorporate to our method the use of graphic rating scales to measure responses, as suggested in
Quantitative Descriptive Analysis techniques (MEILGAARD et al., 1991). Data analysis in our method uses
analytic tools from SAATY's (1977) Analytic Hierarchy Process, a methodology used in decision making for
selecting the best among a set of alternatives, given some criteria

Uso de Prototipagem Rápida como Fator de Competitividade

,
Abstract:
In the last decades it has been appearing many rupture technologies.  There are indicative forts to be
considered Fast Prototipagem - RP as one of those technologies.  RP associates the easiness and
precision of CAD to the machines of CNC, and it uses of materials as resins and powdered metal,
transforming the project of the new product quickly into a physical prototype.  The obtained prototype
allows differentiated studies as interferences, production processes, functionality, besides constituting
in important marketing resource.  The flexibility to promote alterations has cost relatively low for the
fact of releasing the ferramental elaboration.  The researches have been enlarging the spectrum of use
of that technology whose applications assist from products of the automobile tails section to the
construction of prostheses in medicine. It is new and promising subject on which there is a significant
density of researches sponsored by companies.
Resumo:
Nas últimas décadas tem surgido muitas tecnologias de ruptura.  Há fortes indicadores para se
considerar a Prototipagem Rápida – RP como uma dessas tecnologias.  A RP associa a facilidade e
precisão do CAD às máquinas de CNC, e utiliza de materiais como resinas e metal em pó,
convertendo o projeto do novo produto rapidamente num protótipo físico.  O protótipo obtido permite
estudos diferenciados quanto interferências, processos de fabricação, funcionalidade, alem de se
constituir em importante recurso de marketing.  A flexibilidade para promover alterações tem custo
relativamente baixo pelo fato de dispensar a elaboração de ferramental.  As pesquisas tem ampliado o
espectro de uso dessa tecnologia cujas aplicações atendem desde produtos do setor de autopeças até a
construção de próteses em medicina. Trata-se de assunto novo e promissor sobre o qual há uma
densidade significativa de pesquisas patrocinadas por empresas.

Tecnologia para Integração de Projetos de Produtos e Processos

,
Marta de Campos Maia
Luiz Carlos Di Serio
Ricardo Jose Furquim de Campos
Fundação Getulio Vargas – EAESP

ABSTRACT

Globalization and growing competitive standards have led companies to introduce important
changes in the way in which they are structured and managed. This new mode of operation has
compelled companies to develop the dynamics and efficiency of their activities and to constantly
reformulate their objectives and strategies. The main purpose of this study is to analyze the dynamics
of the modifications and impact caused by the implementation of a new system of corporative
management on a company. This analysis will be made by way of a case study of a company which
implemented the SAP R/3 integrated system and Witron-PMS.

RESUMO

As empresas estão numa incessante busca por soluções inovadoras no sentido de agilizarem
todos os seus ciclos produtivos. O aumento dos padrões competitivos decorrentes da globalização tem
conduzido as organizações a grandes transformações nos modos pelos quais são estruturadas,
gerenciadas e operadas. Já não basta para as empresas competirem apenas baseadas em custo e
qualidade.
O objetivo principal do trabalho é analisar a dinâmica das transformações e dos impactos
causados pela implementação de um sistema de gestão empresarial, e o que este acarretou no
ambiente e na organização como um todo, principalmente no que se refere ao impacto na
competitividade, capacidade de flexibilização e inovação da empresa.

1. Introdução

Nas últimas décadas, as empresas vêm passando transformações drásticas na busca de maior
competitividade, participação no mercado e conseqüente busca de aumento da lucratividade. O
ambiente de negócios vem se alterando drasticamente. A revolução tecnológica tem transformado o
mundo num lugar pequeno e em constante mutação.
Estas constantes alterações afetam as pessoas e as organizações de forma direta e avassaladora.
A rapidez, a complexidade e imprevisibilidade com que as mudanças estão ocorrendo é espantosa.
George Land (1990) afirma que a mudança que está em curso é diferente de todas as outras já
ocorridas na história da civilização. Segundo o autor, vivemos agora em um Ponto de Ruptura, onde a
mudança está cavando um fosso gigantesco entre o passado e o futuro e onde o padrão é totalmente
abalado. Um ponto de ruptura é formado por descontinuidades que transformam completamente os
fenômenos naturais.

Marketing, Engenharia e Design

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Atualmente, o projeto tornou-se uma prioridade, como forma de melhorar o desenvolvimento de novos produtos para a
 competitividade da indústria, especialmente no contexto da globalização. Este trabalho pretende avaliar processos de 
desenvolvimento de produtos, especialmente o projeto de atividade em que, a fim de alcançar integrado soluções, 
discutindo a relação entre a engenharia de produto, marketing e design inovador em prático nas indústrias. Ele ainda 
analisa as necessidades sociais e ambientais nela. Área: Engenharia de Produto. Palavras-chave: desenvolvimento 
de produtos, estratégias inovadoras e Design

Em um cenário de globalização, onde acontece uma batalha desenfreada pelo alcance de novos
mercados, há que se unir forças no sentido de propiciar condições para os produtos brasileiros poderem
competir com os de outras nações.  

Mas os produtos não podem mais ser tratados somente como unidades
para o aumento da competitividade, mas projetados para fazerem parte de um todo, ou seja, serem
integrados a um contexto sócio, econômico e ambiental, buscando a melhoria de vida dentro de uma visão
de futuro, onde possa ser avaliado que legado pretendemos deixar às gerações futuras.

Talvez o grande desafio esteja em como usar os materiais e processos de forma mais produtiva e,
ao mesmo tempo, mais salutar, um  design inteligente, que também tenha como diretrizes os gostos e
padrões do mercado, o que exige, antes de tudo, uma mudança na mentalidade de como fazer projeto e
uma compreensão dos objetos. 

Como apresentam HAWKEN et al. (2000, p. 61): "Os novos materiais, o
design, as técnicas de fabricação, a eletrônica e o  software podem fundir-se em padrões inesperados:
tecnologias mais eficientes que a soma de suas partes". Embora não se refiram ao marketing, por tratar-se
de questões tecnológicas, sua utilização de forma integrada poderá otimizar resultados.

OS AUTORES ESTÃO NO ANEXO.

DOWNLOAD DO ANEXO.

O QFD Auxiliando o Projeto de Novos Produtos nas Organizações em Aprendizagem

,
O design do produto tomou dimensões distintas e sair. Já não se pode lançar umproduto no mercado
sem levar em conta fatores ergonômicos, produtivos e ambientais. Man, substituído pela máquina como
a porca de um parafuso (na Era Industrial), teve sua importância recuperado peloconceito de aprendizagem
organização. Dentro deste novo contexto, onde a organização deve agir como um organismo vivo, o projeto de um
produto envolve todos os seus membrosQFD, uma metodologia bem conhecidautilizada para auxiliar projetistasparecem se encaixar
Neste ambiente bem. Este é o objetivo deste trabalho: estudar o uso do QFD em empresas que estão fazendo
o interruptor de um modus operandi burocrático para a aprendizagem contínua.
Para Dimancescu & Dwenger (1997), o processo de criação de novos produtos é um fator decisivo para uma empresa, tendo influência direta sobre as perspectivas futuras deste. Os autores relataram Uma pesquisa recente nos Estados Unidos mostra que na década de 90, aproximadamente 80% dos novos produtos lançados nos países industrializados foram fracasso de vendas. A baixa taxa de aceitação de novos produtos está diretamente relacionada ao novo perfil do consumidor, o Morrison segundo descrito (1997) como mais inteligente, mais rico, mais exigente e com altas expectativas de qualidade, serviço e design, e querem preços baixos. Para procurar responder a este "novo" consumidor, as equipes de design de produto tem actualmente várias metodologias propostas e filosofias que visam ajudar os designers nas suas tarefas. Back & Forcelini (1997) lista vários métodos, tais como DFLC (Projeto para o Ciclo de Vida do Produto), a DFC (Design de Custo), IPD (Integrated Product Development), a CE (Engenharia Simultânea), SE (Engenharia Simultânea) , e muitos outros. Uma das metodologias mais aceitas para o processo de design é o Desdobramento da Função Qualidade QFD ou, também conhecida como casa de qualidade. A definição de QFD assumiu hoje foi criada em 1972, com aplicações bem sucedidas nas empresas Mitsubishi e Toyota, sendo rapidamente difundido no Japão No entanto, é enfatizado que a Toyota atual (normalmente usado em indústrias) consiste em uma tabela bidimensional chamado matriz e / como não expressam o QFD inteiro (Ohfuji, 1997).DOWNLOAD
 

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