21 maio 2009

Apostila contador de chamadas telefônicas

,

O circuito apresentado e um dispositivo muito útil para ser conectado em sua linha telefônica para contar e mostrar o numero de chamadas recebidas na sua ausência.

O circuito pode ser fabricado usando componentes de baixo custo e que pode ser facilmente encontrados. Usa um popular CI "contador decadico", um CI de timer e outros poucos componentes.

O circuito pode ser dividido em três seccoes: (a) detector de toque, (b) contador de chamadas, (c ) temporizador e controlador de atraso. O detector de toque detecta as os sinais da ligação. O temporizador é usado para controlar o atraso, que, por sua vez, controla o chaveamento dos sinais de toque para a seccao de detecao de toque. O contador de chamadas é usado para contar o numero de ligações efetuadas para você.

Para contar o numero de ligações (não o numero de toques), a função do contador é limitada somente ao primeiro pulso. Em outras palavras, o circuito só respondera ao primeiro toque e ignorara os próximos pulsos até a pessoa q esta efetuando a ligação ponha o fone no gancho.

Quando a chave de forca, S1, é ligada, o circuito é alimentado com os 9V da bateria e o indicador de reinicio [reset], LED1 acende. Se o LED1 não fize-lo imediatamente, aperte S2 ate ocorrer o acendimento. Agora, em modo de espera, o transistor T1 esta em corte. Mas o transistor T2 é mantido conduzindo pelo resistor R3. Como resultado o pino 14 do IC1eh mantido em potencial negativo.

Quando o telefone toca, uma voltagem AC de aprox. 75V surge nos terminais de entrada do circuito. Durante o semiciclo positivo do sinal de toque, D1 começa a conduzir e o transistor T1 entra em condução.

 

Apostila

 

0 comentários to “Apostila contador de chamadas telefônicas”

 

O Pregador Copyright © 2011 | Template design by O Pregador | Powered by Blogger Templates