O Projeto “Como Fazer” compreende uma série de oficinas
de trabalho que abordam temas específicos em profundidade, tanto
em seu aspecto teórico, quanto metodológico e operacional, capacitando
o aluno a planejar e realizar as atividades inerentes ao
aspecto da Arquivística
de profissionais que já atuam na área e que possuem, no mínimo, o
nível médio completo, bem como conhecimentos arquivísticos básicos.
Como uma de suas marcas características, para cada Oficina
é elaborado um Manual, de responsabilidade do Professor.
Janice Gonçalves, autora deste “Como classificar e ordenar
documentos de arquivo”, é mestre
de São Paulo, especialista
atualmente, é superintendente da Fundação Pró-Memória de
Indaiatuba.
O presente manual aborda privilegiadamente dois procedimentos
técnicos arquivísticos de fundamental importância: a classificação e a ordenação.
As reflexões aqui contidas são, como de esperar, produto do contato
com a bibliografia da área arquivística, do convívio com profissionais da área
e da experiência com o processamento técnico de documentos de arquivo.
Dai decorre que as posições assumidas no manual, em relação às diversas
questões abordadas, sejam, em muitos aspectos, amplamente compartilhadas,
enquanto que em outros, não.
As questões tratadas estão integradas ao tecido vivo do debate
arquivístico e, portanto, sujeitas a questionamentos de maior ou menor profundidade.
Entendo que as divergências mais significativas estão indicadas,
mas, considerado o próprio perfil de um manual, não são objeto de longas
explanações: apenas pontuam o texto, sugerindo ao leitor pausas de reflexão
para que ele matize, repense e reelabore a argumentação apresentada.
Assim, procurei fazer com que o manual, de forma breve e compacta, cumprisse
sua vocação, reunindo informações e apresentando discussões técnicas
essenciais sobre o tema - servindo, enfim, como ferramenta de trabalho
dos profissionais da área arquivística -, sem ser confundido, porém, com
o mero arrolamento de regras estáticas.