Resumo
O presente artigo tem por objetivo discutir sobre a importância da utilização de jogos educacionais na
educação, como forma de motivação do aluno. Além disso, abordaremos a tecnologia Flash e a utilização
da ferramenta de autoria Macromedia Flash MX no desenvolvimento de jogos educacionais.
Palavras-chave: jogos educacionais, Macromedia Flash MX
1. Computador na Educação
A importância do uso dos computadores e das novas tecnologias na educação deve-se
hoje não somente ao impacto desta ferramenta na nossa sociedade e às novas exigências
sociais e culturais que se impõe, mas também ao surgimento da Tecnologia Educativa.
Eles começaram a ser utilizados no contexto educativo a partir do rompimento com o
paradigma tradicional e surgimento do construtivismo, que enfatiza a participação e
experimentação do sujeito na construção de seu próprio conhecimento, através de suas
interações. Com isso a capacidade do professor e o conteúdo dos livros constituem uma
condição necessária mas não suficiente para garantir a aprendizagem, pois ela envolve
um processo de assimilação e construção de conhecimentos e habilidades, de natureza
individual e intransferível.
Os efeitos do computador na escola dependem de diversos fatores, contudo a
generalidade da investigação aponta para a possibilidade de desenvolvimento de novas
competências cognitivas, entre elas: maior responsabilidade dos alunos pelo trabalho,
novos laços de entre-ajuda e novas relações professor-aluno. Assim, o computador se
constitui numa ferramenta poderosa, que pode (e deve) ter todas as suas potencialidades
utilizadas com propósitos educacionais, proporcionando ao professor a possibilidade de
enriquecer sua prática pedagógica com recursos multimídia, tais como jogos
educacionais, vídeos, animações, gráficos e outros materiais que possibilitem ao aluno
aprender de forma prazerosa, cativante, divertida e motivadora.
Neste sentido, os jogos educacionais podem ser um elemento catalisador, capaz de
contribuir para o "processo de resgate do interesse do aprendiz, na tentativa de melhorar
sua vinculação afetiva com as situações de aprendizagem" (Barbosa, 1998). A
vinculação afetiva exerce um papel fundamental, pois, cansado de muitas vezes tentar e
não alcançar resultados satisfatórios no chamado "tempo" da escola, o aluno
experimenta sentimentos de insatisfação constantes os quais funcionam como
bloqueadores nos avanços qualitativos de aprendizagem.
2. Jogos educacionais
De uma forma geral, os jogos fazem parte da nossa vida desde os tempos mais remotos,
estando presentes não só na infância, mas como em outros momentos. Os jogos podem