14 abril 2011

Apostila de teoria musical

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Apostila

 

Governo do Estado do Ceará - Secretaria da Cultura

Sistema Estadual de Bandas de Música – Apostila editada em Setembro/2008

 

MÚSICA: É a arte de combinar os sons simultânea e sucessivamente, com ordem,

equilíbrio e proporção, dentro do tempo.

É a arte de manifestar os diversos afetos de nossa alma mediante o som.

As principais partes que constituem a MÚSICA são:

1) MELODIA – É a combinação dos SONS SUCESSIVOS (dados uns após outros). É

a concepção horizontal da Música.

2) HARMONIA – É a combinação dos SONS SIMULTÂNEOS (dados de uma só

vez). É a concepção vertical da Música.

3) CONTRAPONTO – É o conjunto de melodias dispostas em ordem simultânea. É a

concepção ao mesmo tempo horizontal e vertical da Música.

4) RÍTMO – É a combinação dos valores tempo.

Escreve-se a música sobre 5 linhas e 4 espaços horizontais paralelas e eqüidistantes.

A estas linhas e espaços dá-se o nome de PAUTA ou PENTAGRAMA.

Ex.:

Linhas e Espaços:

CLAVE é o sinal colocado no inicio da pauta, sobre determinada linha, para dar nome às

notas. As Claves são 3 (três):

CLAVE DE SOL Escrita na 2ª linha. Há algum tempo atrás, também era usada na 1ª

linha.

CLAVE DE FÁ É escrita na 3ª ou na 4ª linha.

CLAVE DE DÓ É escrita na 1ª, 2ª, 3ª ou 4ª linha.

Nome das notas nas linhas: Nome das notas nos espaços:

MI SOL SI RÉ FÁ FÁ LÁ DÓ MI

Também se pode colocar a FERMATA sobre uma PAUSA.

Neste caso a fermata passa a chamar-se SUSPENSÃO.

LINHA DE OITAVA

A linha de oitava (8ª........), quando colocada acima ou abaixo de uma nota ou de um grupo

de notas, indica que as mesmas devem ser executadas respectivamente uma oitava acima ou

abaixo.

ANDAMENTOS

É o movimento rápido ou lento de execução da música, guardando sempre a precisão dos

tempos do compasso.

Conforme a movimentação, mais ou menos rápida, consideram-se três tipos de andamentos:

LENTOS, MODERADOS E RÁPIDOS.

Os andamentos são indicados através de palavras, geralmente italianas.

AS PALAVRAS MAIS USADAS SÃO:

ANDAMENTOS LENTOS:

LARGO – O mais lento

LARGHETTO – Um pouco menos lento

LENTO – Lento

ADÁGIO – Um pouco mais movido que o precedente

ANDAMENTOS MODERADOS:

ANDANTE – Mais movido que o adágio

ANDANTINO – Pouco mais rápido que o anterior

MODERATO – Moderado

ALLEGRETTO – Mais rápido que o moderato.

ANDAMENTOS RÁPIDOS

ALLEGRO – Rápido

VIVACE – Ainda mais rápido

VIVO – Bastante movido

PRESTO – Muito rápido

PRESTÍSSIMO – O mais rápido de todos

METRÔNOMO

Tais palavras, porém, têm sentido vago, impreciso e não determinam em absoluto o

ANDAMENTO exato do trecho.

Para determinar com absoluta certeza a duração exata do tempo, os compositores e

executantes usam um aparelho denominado METRÔNOMO.

As oscilações geradas pelo METRÔNOMO devem ser contadas por minuto e são isócronas.

METRÔNOMO é um aparelho inventado pelo mecânico austríaco JOHANN NEPOMUK

MAEZAEL, em princípios do século XIX. Como MAEZEL era amigo de Beethoven, foi

ele o primeiro compositor a usar indicações metronômicas em suas composições.

Originalmente, o metrônomo funcionava com mecanismo de relógio a corda. Era colocado

dentro de uma caixa de madeira em forma de pirâmide e acionado por um pêndulo. A cada

batida do pêndulo se faz corresponder a 1 tempo do compasso.

 

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