29 julho 2009

Apostila Gestão de operações e serviços

,

Objetivos da Disciplina

 

Pretende-se que os alunos aprendam a terminologia, os conceitos e sua definição, as

metodologias e adquiram capacidade de análise que lhes permita decidir sobre questões que

lhes sejam colocadas ou que lhes possam aparecer no domínio dos Serviços, nomeadamente

no planeamento, concepção, gestão e operação de serviços baseados no conceito de Supply

Chain Management.

Neste contexto, pretende-se desenvolver nos alunos capacidades práticas de análise de

problemas reais e a respectiva capacidade de os resolver.

Incutir nos alunos uma visão sistémica da área da Gestão de Serviços e da Gestão da

Inovação permitindo-lhes definir estratégias adequadas a uma Política de Inovação, planear e

implementar metodologias e processos de inovação de produtos e serviços, e avaliar as

repercussões ao nível das organizações e dos seus Recursos Humanos.

Metodologia da disciplina

A disciplina terá uma parte de apresentação e discussão dos temas abaixo referidos, sempre

que possível com base em casos práticos resultantes de experiências em situações concretas.

Além desta introdução teórica, realizar-se-ão discussões com base em casos sugeridos aos

alunos que ilustrem os temas em questão.

Procurar-se-á que os alunos sejam conduzidos a discutir as suas experiências pessoais com

uma base teórica obtida através dos textos e da bibliografia que deverá ser estudada antes das

respectivas sessões nas aulas.

Bibliografia recomendada

Axelsson, Bjorn and Wynstra, Finn (2002), Buying Business Services, Wiley.

Corrêa, Henrique e Caon, Mauro (2002), Gestão de Serviços, Editor Atlas, 1ª edição.

Fitzsimmons, J. and Fitzsimmons, M., (2001), Service Management, McGraw-Hill, 3rd

Edition.

Gianesi, Irineu e Corrêa, Henrique (1994), Administração e Estratégia de Serviços, Editor

Atlas, 1ª edição.

Inovação e Internacionalização para o Desenvolvimento Empresarial – série de livros

editados pela SPI – Sociedade Portuguesa de Inovação (www.spi.pt/inovint) –Principia –

2000

Johnston, R. and Clark, G. (2001), Service Operations Management, Prentice-Hall.

Lovelock, C., Managing Services - Marketing, Operations and Human Resources, 2nd

Edition.

Vilares, Manuel e Coelho, Pedro Simões (2003), Satisfação e Lealdade do Cliente –

Metodologias de avaliação, gestão e análise, Escolar Editora.

 

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