29 julho 2009

Fatores de Retenção na Qualidade em Serviços: um estudo exploratório em compras pela internet

,

Apostila

 

Este trabalho identifica quais são os principais atributos mais valorizados pelo cliente em

uma compra via Internet. Ele fornece subsídios a empresas que comercializam produtos e

serviços pela Internet para a elaboração de estratégias de relacionamento que possam

potencializar os principais aspectos de qualidade em serviço valorizados pelo cliente. Para

isso, foi realizada uma pesquisa não probabilística e de caráter exploratório com 55 pessoas da

cidade de São Paulo que utilizaram a Internet, durante o mês de maio, para a compra de

produtos e serviços. Entre as principais vantagens de se realizar compras pela Internet,

segundo a amostra estudada, estão relacionadas à maior comodidade na compra e à

possibilidade de cotação de preço. Já as principais desvantagens apontadas pela amostra

estudada, estão relacionadas à falta de segurança na transação com relação a forma de

pagamento, como primeira opção e a segunda opção, à falta de personalização.

Os resultados demonstram que o uso da Internet está cada vez mais presente nos

ambientes transacionais de negócios e que uma mudança cultural no comportamento dos

indivíduos tem ocasionado alterações no relacionamento comercial de produtos e serviços,

sendo considerado atualmente como um importante ferramental competitivo para as

organizações na busca pela retenção do cliente.

Palavras-chave: qualidade, retenção de clientes, serviços e Internet.

Abstract:

This work identifies which are the main attributes more valued by the customer in a

purchase through Internet. It supplies subsidies to companies that market products and

services for the Internet for the elaboration of relationship strategies that it can potentiate the

main quality aspects in service valued by the customer. For that, an exploratory and non

2

probability research was accomplished with 55 people of the city of São Paulo that used the

Internet, during the month of May, for the purchase of products and services. Among the

main advantages of taking place purchases by Internet, according to the studied sample, they

are related to the largest comfort in the purchase and to the possibility of price quotation.

Already the main disadvantages pointed for the studied sample are related to safety's lack in

the transaction with regard to the payment form, as first option and the second option, to the

personalization lack.

The results demonstrate that the use of the Internet is more and more present in the

transaction environment of businesses and that a cultural change in the individuals' behavior

has been causing alterations in the commercial relationship of products and services, being

considered now as an important competitive tool for companies search the customer's

retention.

Key words: quality, customers' retention, services e Internet,

1. Introdução

Os serviços são um enorme potencial, um importante diferencial de mercado que têm

âncora no contato direto entre as organizações e seus clientes, uma realidade que os negócios

de final de século XX vieram a demonstrar em todas as Economias. Em todos os países

desenvolvidos, o setor de serviços ocupa posição de destaque na economia. Os principais

indicadores utilizados para evidenciar este fato têm sido os percentuais de participação do

setor de serviços na ocupação de mão de obra e na geração do Produto Interno Bruto.

Este papel central que os serviços têm assumido na Economia mostrou a crescente

importância da qualidade dos serviços prestados como fator chave. Sem um

comprometimento firme com a qualidade dos produtos e serviços que oferecem, o destino das

organizações será incerto (BERRY, 2000).

O advento dos sistemas informatizados apoiados pela Internet tem exigido uma

reavaliação do papel dos serviços na criação e na administração da demanda e,

principalmente, no conceito de entrega de serviços. As transações comerciais por meio da

Internet têm revelado resultados estimulantes que sinalizam oportunidades a serem exploradas

para maximização dos objetivos de excelência das organizações de serviços. Em particular, no

relacionamento entre o prestador de serviços e seus clientes, a Internet pode ser vista pelos

varejistas como um dos agentes mais eficazes no processo de oferta e de formação de

demanda.

Este artigo procura responder à seguinte questão: quais são os atributos mais importantes

na prestação do serviço na opinião dos usuários em compras feitas pela Internet? Objetivase,

assim, fornecer subsídios a organizações que comercializam produtos e serviços pela

Internet para a elaboração de estratégias de relacionamento que possam potencializar os

principais aspectos de qualidade em serviço valorizados pelo cliente.

A crescente preocupação pela qualidade dos serviços prestados, aliada à pouca incidência

de estudos e pesquisas específicas sobre avaliação da entrega do serviços em compras feitas

pela Internet justifica a oportunidade do trabalho que resultou neste artigo. Com base em uma

amostra de 55 pessoas que usualmente utilizam a Internet para a compra de produtos e

serviços, este trabalho de pesquisa exploratória procurou também identificar o perfil

socioeconômico dos respondentes, a freqüência e os principais meios de pagamentos

utilizados em compras pela Internet, bem como os tipos de produtos comprados mais citados.

3

Além disso, o artigo em questão procurou identificar na literatura conceitual sobre serviços os

principais atributos na avaliação da qualidade em serviços e as vantagens e as desvantagens

em se comprar pela Internet com base nas opiniões sobre os principais fatores de qualidade de

serviços propostos por JOHNSTON E CLARK (2002).

2. Quadro Conceitual

Qualquer serviço representa um sistema, abrangendo operações de serviços onde os inputs são

processados e os elementos do produto/serviço são criados; e o atendimento, onde a

montagem” final desses elementos acontece e o produto é apresentado ao cliente

(LOVELOCK, 1995:116). Mesmo quando o que está à venda é um produto, são os serviços

que atraem o cliente e induzem sua decisão de compra. Entretanto, serviços são invisíveis, e

vender o invisível é mais difícil.

Na definição proposta por GRÖNROOS (1995), observa-se que as interações entre

pessoas são partes importantes do serviço, considerando que as partes envolvidas avaliam o

serviço também a partir do resultado entre o cliente e o fornecedor. Assim, GRÖNROOS

(1995:36) define serviço como sendo:

Uma atividade ou uma série de atividades de natureza mais ou menos intangível que normalmente,

mas não necessariamente, acontece durante as interações entre cliente e empregados de serviços e /

ou recursos físicos ou bens e / ou sistemas do fornecedor de serviços - que é fornecida como

solução ao(s) problema(s) do(s) cliente(s).

LOVELOCK e WRIGHT (2003:5) apresentam duas definições que capturam a essência

dos serviços:

- Serviço é um ato ou desempenho oferecido por uma pessoa para a outra. Embora o processo possa

estar ligado a um produto físico, o desempenho é essencialmente intangível e normalmente não

resulta na propriedade de nenhum dos fatores de produção.

- Serviços são atividades econômicas que criam valor e fornecem benefícios para clientes em tempos

e lugares específicos, como decorrência da realização de uma mudança desejada no - ou em nome

do - destinatário do serviço.

De acordo com NORMANN (1993:32) “a intangibilidade dos serviços é uma das

características básicas; isso sugere imediatamente diversas propriedades relacionadas:

serviços não podem ser estocados, não podem ser facilmente demonstrados”. Nas palavras de

GIANESI E CORRÊA (1994:32) “a intangibilidade dos serviços torna difícil para os

gerentes, funcionários e mesmo para os clientes, avaliar o resultado e a qualidade do serviço”.

Os serviços são perecíveis, porque não podem ser estocados para venda ou uso posterior.

Isto pode representar um sério problema para a empresa prestadora quando a demanda é

flutuante, como acontece nas empresas que lidam com serviços de demanda cíclica e sazonal.

LOVELOCK E WRIGHT (2003) apresentam uma lista de nove características básicas que

diferenciam os serviços dos produtos físicos.

 

 

 

 

0 comentários to “Fatores de Retenção na Qualidade em Serviços: um estudo exploratório em compras pela internet”

 

O Pregador Copyright © 2011 | Template design by O Pregador | Powered by Blogger Templates