29 julho 2009

Apostila Gestão estratégica de operações de serviço

,

1.                             Gestão estratégica de operações de serviço

2.                              

Enquanto as operações de manufatura têm recebido

crescente atenção em termos de seu gerenciamento

estratégico, as operações de serviço ainda são tratadas de

forma simplista. Podem-se achar numerosas prescrições na

bibliografia a respeito de o que fazer (como “encantar o

cliente”), mas poucas a respeito de como fazer,

considerando recursos tecnológicos, humanos e

informacionais - estratégicos por natureza - utilizados no

processo de prestação dos serviços. Adicionalmente, a

importância do setor serviços para a economia brasileira

tem crescido continuamente ao longo dos últimos anos,

demandando portanto uma abordagem gerencial

estratégica mais pragmática. Este artigo é uma tentativa de

ajudar a preencher esta lacuna da bibliografia, propondo as

linhas gerais de um método para o desenvolvimento de

estratégias de operações para operações de serviços, além

de apresentar algumas ferramentas estratégicas, que

podem auxiliar a analisar as operações de serviços face às

suas prioridades competitivas.

A IMPORTÂNCIA DOS SERVIÇOS NA ECONOMIA

A importância das atividades de serviços na nossa sociedade pode ser demonstrada, por um lado,

pela posição que ocupam na economia, seja através da participação no Produto Interno Bruto ou na

geração de empregos, e pela análise das tendências e transformações que a economia mundial está

experimentando. Alguns fatores que propiciam o aumento da demanda por serviços são:

* desejo de uma melhor qualidade de vida e mais tempo de lazer;

* a urbanização, tornando necessários alguns serviços (como segurança, por exemplo);

* mudanças demográficas que aumentam a quantidade de crianças e/ou idosos, os quais

consomem maior variedade de serviços;

* mudanças sócio-econômicas como o aumento da participação da mulher no trabalho

remunerado e pressões sobre o tempo pessoal;

* aumento da sofisticação dos consumidores, levando a necessidades mais amplas de serviços;

* mudanças tecnológicas (como o avanço dos computadores e das telecomunicações) que têm

aumentado a qualidade dos serviços, ou ainda criado serviços completamente novos.

Paralelamente, as atividades de serviços exercem um papel importante no desempenho de outros

setores da economia, principalmente o industrial. Este papel pode ser sumarizado em três categorias:

* como diferencial competitivo - as atividades de serviços prestados ao cliente (como projeto,

crédito, distribuição e assistência técnica), pelas empresas de manufatura, têm atuado no sentido

de diferenciar o pacote produto/serviço que a empresa oferece ao mercado, gerando um

diferencial competitivo em relação aos concorrentes;

* como suporte às atividades de manufatura - muitas das funções dentro das empresas de

manufatura são, na verdade, operações de serviços (como recursos humanos, manutenção,

processamento de dados, entre outros), as quais são fundamentais para o desempenho

competitivo da empresa;

* como geradores de lucro - muitas atividades de serviços de empresas de manufatura podem

desenvolver-se a um ponto tal que ultrapassem a mera função de apoio, passando a constituir

"centros de lucro" dentro das empresas.

Os serviços na economia brasileira

Em todos os países desenvolvidos o setor de serviços ocupa posição de destaque na economia. Os

principais indicadores utilizados para evidenciar este fato têm sido os percentuais de participação do

setor de serviço na ocupação de mão de obra e na geração do Produto Interno Bruto.

No Brasil, as estatísticas não se mostram diferentes da tendência apresentada no mundo

industrializado. Em termos de ocupação de mão de obra, o setor de serviços vem aumentando sua

participação nas últimas décadas, como mostra o gráfico da figura 1. Neste gráfico está representada

a participação percentual dos três principais setores da economia, segundo a classificação do Instituto

Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE.1

Mantendo-se a atual tendência de crescimento do setor de serviços no Brasil, possivelmente mais de

60% da população em idade ativa estará alocada ao setor de serviços, por volta do ano 2000.

Parece evidente, portanto, a importância de se desenvolver conceitos e técnicas de administração

para as operações de serviços, pelo menos com a mesma ênfase que tem sido dada à manufatura,

para que não se corra o risco de ter a economia dominada por uma atividade pouco produtiva e

vulnerável à competição internacional.

 

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