25 julho 2009

Jogos de empresa universitário - sistema didático pedagógico de simulação de gestão de negócios

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JOGOS DE EMPRESAS UNIVERSITÁRIO UTP - SISTEMA DIDÁTICO-PEDAGÓGICO DE SIMULAÇÃO DE GESTÃO DE NEGÓCIOS

 

 

Elizabeth Macuco Zanetti Rodrigues

Daniel Weigert Cavagnari

 

A presente pesquisa busca criar um sistema acadêmico de simulação de negócios através dos diversos métodos existentes de aplicação dos jogos de empresas nas instituições de ensino.

Na pesquisa verificou-se que os jogos são aplicados de diversas maneiras e em diversas modalidades. Nas IES que utilizam esses jogos nos níveis de pós-graduação (MBA), por exemplo, verificou-se que os jogos são aplicados em um modelo único de mercado (oligopolista), onde os alunos são incentivados a uma competição. No modelo competitivo do jogo, os alunos buscam atingir o melhor resultado, individualmente (cada grupo) com o intuito de aprender com base na lógica real do mercado, ou seja, destacar-se pela pressão do mercado, evitando assim qualquer equilíbrio. Nesses modelos de jogo único utiliza-se o conhecimento prévio do aluno para suporte das tomadas de decisões, e o resultado esperado é o mesmo de qualquer jogo competitivo, ou seja, destacar um vencedor. Apesar de parecer que o vencedor será o único a atingir o escore satisfatório, não é, pois todos os demais (2º lugar, 3º, etc) têm pontuação muito próxima do 1º lugar. Para perder o jogo é necessário que a empresa simulada vá à falência.

Pela pesquisa feita até então, verificou-se que os jogos para graduação poderão ter um método em cada semestre do curso, a partir do 5º até o 8º período. Os alunos iniciam em um mercado de concorrência perfeita e avançam para níveis mais complexos, onde, dependendo do mercado e do tipo de produto, poderá ser considerada a concorrência, a P&D, P&P e a própria conjuntura econômica. Nos dois primeiros níveis de jogos (5º e 6º períodos) poderia ser criada uma metodologia com base na simulação de empresas em concorrência perfeita e monopolista, seguindo os modelos de jogos competitivos até então conhecidos. Já no nível do 7º período poderia ser feita a simulação de empresas oligopolistas, mas sem a competitividade "acirrada", e sim, a busca do equilíbrio, onde todos possam ser vencedores, ou seja, sem que um ou mais jogadores prejudiquem outros. Para isso, a pesquisa estuda a teoria dos jogos, verificando a aplicação dos métodos mais comuns dos jogos existentes. Com base nessa teoria poderá ser possível criar um ambiente de dificuldade real e tão imprevisível como parece ser no mercado prático.

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