15 abril 2011

Apostila de Administração de Empresas

,

Administração Estratégica

 

            Neste trabalho teremos a oportunidade de verificar os aspectos inerentes à organização estratégica, para a organização ser estratégica é necessário que seja desenvolvida após o planejamento estratégico e que sirva de sustentação estrutural, através da adequada distribuição e alocação de seus diversos recursos, para que a empresa possa alcançar, de forma otimizada, os resultados estabelecidos pelo planejamento estratégico.

            A organização estratégica é definida como a otimizada alocação dos recursos da empresa para interagir dinamicamente com as realidades e cenários ambientais. Existe determinada dificuldade natural em se estabelecer um modelo para o desenvolvimento e implementação de uma organização estratégica nas empresas. A organização estratégica tem “Um algo a mais” que otimiza a alocação dos recursos da empresa perante a sua interação ativa para com os fatores ambientais.

             A estrutura organizacional é o conjunto de responsabilidades, autoridades, comunicação e decisões das unidades organizacionais de uma empresa.

              No desenvolvimento de uma organização estratégica há três níveis de influência : estratégico,tática e operacional. Estes níveis de influência estão relacionados aos tipos de planejamento na empresa, de acordo com a perfeita interação entre as atividades de planejamento e organização.

1.                        Nível estratégico de influência – considera a estrutura organizacional de toda empresa e a melhor interação desta com o ambiente.

2.                        Nível tático de influência – considera determinado conjunto de aspecto homogêneos da organização estratégica da empresa.

3.                        Nível operacional de influencia – considera uma parte especifica da organização estratégica da empresa.

              O executivo pode considerar três níveis de abrangência no desenvolvimento da organização estratégica são eles: nível corporativo, nível UEN e nível de empresa.

            Assim a empresa existe vários fatores que condicionam o estabelecimento de uma organização estratégica.

1.                        Fator humano – a eficiência de uma organização estratégica depende da qualidade intrínseca, do valor e da integração das pessoas que são integrantes. Portanto, no desenvolvimento da organização estratégica eficiente deve levar em consideração o comportamento e os conhecimentos das pessoas que terão de desempenhar as funções que lhes serão atribuídas.

2.                        Fator Ambiental – Quando consideramos este fator, deve-se analisar o processo de relacionamento entre a empresa e seu ambiente.

3.                        Fator sistema de objetivos, estratégicas e políticas – tem influencia na organização estratégica à medida que, quando os objetivos , estratégicos e políticos estão bem definidos e claros, e mais fácil de organizar, pois se sabe o que esperar de cada membro do grupo que compõe a empresa.

4.                        Fator tecnologia – é um condicionante que está em constante interação com a organização estratégica

        Agora vamos falar dos componentes da organização estratégica são eles:

I.                         Sistema de responsabilidades, que corresponde ao resultado de alocação de atividades pelas diversas unidades organizacionais da empresa.

II.                        Sistema de autoridade, que corresponde ao resultado da distribuição do poder pelas diversas  unidades organizacionais da empresa.

III.                        Sistema de comunicação, que corresponde ao resultado da interação entre as unidades organizacionais.

IV.                        Sistema de decisões que corresponde ao resultado da ação sobre as informações.

Finalmente vamos falar sobre os aspectos que fazem a organização estratégica são elas:

 

·                          Administração corporativa – representa o processo desenvolvimento por um grupo de empresas que atuam em conjunto de negócios homogêneos ou heterogêneos quanto seu objetivo maior.Outro aspecto de suma importância é que o controle corporativo seja efetuado pela área-meio da administração corporativa, muitas vezes denominadas de Divisão Administrativo-Financeiro. Enquanto isto as outras divisões da administração corporativa devem concentra-se na busca de novos negócios, quer seja em uma abordagem mercadológica ou uma abordagem tecnológica, ou ambas.

·                          Uma holding pode ser definida, em linguagem simples, como uma empresa cuja finalidade básicas é manter ações de outras em empresas.

·                          Uma das maneiras mais interessante para consolidar a organização estratégica é através de alianças estratégicas com as empresas participantes autocooperando para alavancar suas necessidades mútuas, bem como compartilhar os riscos para alcançar um conjunto de objetivos comuns e compartilhamento.

·                          A UEN – Unidade Estratégica de negócios é uma forma de departamentalização que melhor se enquadra na organização estratégica, principalmente pelas três a seguir:

-È a forma de departamentilização que melhor se enquadra na filosofia da administração corporativa.

- È a forma de departamentilização que melhor se adapta para consolidar a empresa no processo de busca de resultados.

- È a forma de departamentilização que mais ágio no processo decisório que apresenta melhor flexibilidade de atuação.

Assim podemos definir A UEN é o agrupamento de atividades que tenham a amplitude do negocio e atuem com perfeita interação com ambiente. 

 

 

 

0 comentários to “Apostila de Administração de Empresas”

 

O Pregador Copyright © 2011 | Template design by O Pregador | Powered by Blogger Templates