1. Estratégias de Vendas Marketing
2.5 Estratégia O conhecimento destes quatro elementos de venda do seu empreendimento é muito importante para
você traçar a estratégia a ser seguida. Você deve prestar atenção às observações de seus clientes, aos elogios e às críticas
que eles fazem em relação ao produto e atendimento, ao preço, ao ponto de venda e à promoção. Com isto você consegue
perceber como seu empreendimento é realmente visto e pode corrigir os aspectos negativos, se for o caso.
EXEMPLO
Sr. José vende em frente a uma grande escola, juntamente com outros dois pipoqueiros. O preço é dado e o Sr. José
não pode aumentá-lo, pois a concorrência é acirrada. O produto, isto é, a pipoca, não dá margens a grandes
diferenciações em sua produção, pois os concorrentes, assim como o Sr José, usam milho de boa qualidade e sabem
fazer uma boa pipoca. Por isto, a diferenciação do produto neste negócio é bastante difícil. No passado, o Sr. José tentou
uma promoção para aumentar suas vendas: ofereceu quatro sacos de pipocas pelo preço de três. No entanto, a promoção
não resultou em aumento de sua receita. Houve de fato maior procura por pipoca que acabou dando muito trabalho no
atendimento. Além disto, seus dois concorrentes ameaçaram fazer uma promoção igual. Por esta razão, desistiu de novas
promoções parecidas. Hoje, o empreendedor não faz nenhum tipo de promoção. O ponto-de-venda, no entanto, é o item
mais importante para o Sr. José que está sempre presente no mesmo horário com uma pipoca quente recém feita. A
venda é garantida para uma grande quantidade aos estudantes na entrada ou na saída das aulas. Em termos de
estratégia de marketing, no exemplo colocado, o Sr José deve ter sua preocupação centrada no item
“ponto”. Claro que não deve se descuidar dos outros “Ps” (produto, preço, promoção). Mas, é o
ponto-de-venda privilegiado que ele detém que garante sua demanda e sua clientela.