30 julho 2009

Estratégias de Vendas Marketing

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1.                              Estratégias de Vendas Marketing

 

 

 

2.5 Estratégia O conhecimento destes quatro elementos de venda do seu empreendimento é muito importante para

você traçar a estratégia a ser seguida. Você deve prestar atenção às observações de seus clientes, aos elogios e às críticas

que eles fazem em relação ao produto e atendimento, ao preço, ao ponto de venda e à promoção. Com isto você consegue

perceber como seu empreendimento é realmente visto e pode corrigir os aspectos negativos, se for o caso.

EXEMPLO

Sr. José vende em frente a uma grande escola, juntamente com outros dois pipoqueiros. O preço é dado e o Sr. José

não pode aumentá-lo, pois a concorrência é acirrada. O produto, isto é, a pipoca, não dá margens a grandes

diferenciações em sua produção, pois os concorrentes, assim como o Sr José, usam milho de boa qualidade e sabem

fazer uma boa pipoca. Por isto, a diferenciação do produto neste negócio é bastante difícil. No passado, o Sr. José tentou

uma promoção para aumentar suas vendas: ofereceu quatro sacos de pipocas pelo preço de três. No entanto, a promoção

não resultou em aumento de sua receita. Houve de fato maior procura por pipoca que acabou dando muito trabalho no

atendimento. Além disto, seus dois concorrentes ameaçaram fazer uma promoção igual. Por esta razão, desistiu de novas

promoções parecidas. Hoje, o empreendedor não faz nenhum tipo de promoção. O ponto-de-venda, no entanto, é o item

mais importante para o Sr. José que está sempre presente no mesmo horário com uma pipoca quente recém feita. A

venda é garantida para uma grande quantidade aos estudantes na entrada ou na saída das aulas. Em termos de

estratégia de marketing, no exemplo colocado, o Sr José deve ter sua preocupação centrada no item

“ponto”. Claro que não deve se descuidar dos outros “Ps” (produto, preço, promoção). Mas, é o

ponto-de-venda privilegiado que ele detém que garante sua demanda e sua clientela.

 

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