14 abril 2009

Apostila de Matemática

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História

Apostila de exercícios

O homem primitivo, ao se defrontar com noções primordiais como número, grandeza e forma,
constatou que elas podiam estar relacionadas mais com contrastes do que com semelhanças: a diferença
entre uma ovelha e muitas, a desigualdade de tamanho entre um elefante e um rato e a dessemelhança
entre a forma redonda da lua e a retilínea de um bambu. Os próprios contrastes pareciam indicar
semelhanças: a diferença entre uma hiena e muitas, entre uma ovelha e um rebanho, entre um árvore e
uma floresta, sugerem que uma hiena, uma ovelha e uma árvore têm algo em comum: sua unicidade. O
reconhecimento da distinção entre um e muitos originou a diferenciação entre singular e plural nas línguas.
O passo seguinte foi a percepção de uma propriedade abstrata que certos grupos têm em comum e que nós
denominamos de número. Paulatinamente, o homem reconheceu a existência de analogias; dessa
percepção crescente de semelhanças em número e forma brotou a ciência e a matemática.

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